sábado, fevereiro 11, 2006

...estórias simples, da gente simples cá do meu bairro...

Existiu à muitos muitos anos, numa televisão perto de nós, uma série de ficção, na altura apresentada pelo Grande actor Varela Silva, que retratava em pequenas estórias, de um qualquer bairro de Lisboa, o modo de vida, simples e por vezes muito pobre, de grande parte dos Lisboetas, de então. Essa série tinha o título, que dou a esta peça. Na simplicidade crua e fria do preto e branco, desfilaram inúmeras estórias, que concerteza ajudaram a crescer muitos de nós. Com enredos simples sem grandes efeitos especiais, que não somente a destreza dos operadores de imagem e dos actores, frenquentemente encerravam em si mesmo uma vertente moral, em que o actor em jeito de remate vincava no final qual a ilação a tirar dessa estória. È certo que também existia o reverso da medalha, politicamente falando, mas aí existia sempre o providencial interruptor, para desligar.
Não me revejo na quase maioria dos conteúdos televisivos que hoje por aí abundam. Repugna-me o caudal abundante de dejectos televisivos que diariamente escorrem dos nossos televisores, sejam fiéis ou infiés, grandes ou pequenos irmãos, que tenham estado na Companhia seja de quem for, malucos do riso ou das lágrimas, ou outros que tais. Frequentemente vejo-me na roda de amigos que acaloradamente discutem se a Mariana vai casar com o Simão, ou a Mitucha que de enrolou com o Noé, a apareceram em posições escaldantes, e depois olham para mim procurando uma opinião aquiescente ou não, e ficam muito admirados, quando digo que não faço ideia do que estão a falar!!
Deus meu como se embrutece um povo!!
Será que o anormal continuo a ser eu?

1 comentário:

Caracolinha disse...

Se és anormal então olha, não te sintas só !!!!

É que já somos duas !!!!

Vim por sugestão da vampiria e gostei !!!!

Deixo uma beijoca encaracolada :)